Desafio Corujesco · Projetos e Desafios

Desafio Corujesco 2015

desafio corujescoEntão vamos falar do desafio literário que a Lu postou lá no Coruja… (Aiai, esses desafios tentadores! rsrsrsrs.) Ele segue os moldes do falecido Desafio Literário, indicando temas mensais para a escolha da leitura mas como bônus, sugere algumas atividades extras relacionadas a leitura do mês, o que é bem legal.

Como experiência própria, bem sei que é difícil manter essa empolgação para a leitura ao longo de 365 dias, indiferente dos motivos; por isso a lista abaixo dos livros escolhidos para cada tema é somente uma previsão e está sujeita a muitas mudanças.

Vamos à lista!

Janeiro – Um Autor que Indico para Todo Mundo

Quem me conhece bem sabe que a minha primeira resposta seria Agatha Christie, o que não deixa de ser verdade; mas indo além do óbvio ululante, outro autor que eu não pestanejaria em indicar, mesmo tendo lido somente dois livros, seria Harlan Coben. Para quem ainda não leu, indico a leitura de Não Conte a Ninguém, suspensão dos bons, daqueles que surpreende mesmo, como reviravolta no final e tudo. Como já li, vou escolher o livro Confie em Mim, que está na minha estante esquecidinho.

  • Tarefa Bônus: fazer uma lista dos motivos pelos quais eu acho que todo mundo deveria o autor escolhido.

Fevereiro – Uma História Contada em Versos

Já aqui começa meu desafio, já que tenho paciência zero para histórias em versos. :P Vou de Romeu e Julieta de Shakespeare, que apesar de saber a história de tanto assistir Hebe e Golias nos papéis dos protagonistas (quem nunca? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk), ainda não li o livro.

  • Tarefa Bônus: tentar escrever uma história em formato de versos. (Bem doida essa Lu, pedir uma coisa dessas, mas tudo bem…)

Março – Uma Biografia (Real ou Imaginária)

Taí outro tema que eu não curto mesmo! Não me perguntem o por quê; eu não saberia dizer. Simplesmente não é a minha favorita.

O meu livro escolhido para o tema do mês vai ser Os Diários Secretos de Agatha Christie. A Rainha do Crime é sempre um bom estímulo a leitura. ;)

  • Tarefa Bônus: falar sobre que figura histórica e/ou imaginária que eu gostaria de ler a biografia.

Abril – Um Gênero Bem Diferente

Minha primeira escolha para o tema seria romance, já que histórias românticas é um dos gêneros que menos leio, mas como era para ser algo BEM diferente, assim como o Lu, a minha escolha acabou sendo o steampunk. Dentro desse gênero, eu ficou com 20.000 Léguas Submarinas de Julio Verne, autor do qual nunca li uma obra. Minhas leituras de clássicos são pífias, eu sei.

  • Tarefa Bônus: responder a pergunta “Que elementos um livro precisa ter para te chamar a atenção? Que gêneros você mais lê?”

Maio – Livros que Gostaria de Ter Lido na Infância

Apesar de minha mãe sempre contar histórias antes de dormir e de crescer cercada de livros, eu comecei minhas próprias leituras tarde. Não passei pela fase dos clássicos infantis e nem pela série vagalume, por exemplo. Meu primeiro livro lido foi O Caso dos Dez Negrinhos da Agatha Christie, pra vocês terem uma ideia! Eu poderia citar uma penca de livros que eu gostaria de ter lido na infância, mas para o desafio eu escolho Monteiro Lobato. ‘Cês acreditam que nunca li nada dele? Taí a oportunidade. Fico com Reinações de Narizinho.

  • Tarefa Bônus: lembrar um livro que li na infância e que gostaria de reencontrar adulto.

Junho – Continuações

Eu sou dessas que lê o primeiro livro de uma trilogia, tetralogia, pentalogia ou qualquer outra gia e não dá continuação a leitura. Um bom exemplo disso é com a trilogia Jogos Vorazes. Eu li o primeiro livro, curti bastante mas não dei continuidade a leitura. Por isso, vou aproveitar o desafio e ler Em Chamas e quem sabe, Esperança.

  • Tarefa Bônus: Tentar ler todas as continuações.

Julho – Livros Ilustrados

Aqui não vale graphic novels mas sim livros que tenham ilustrações. Minha escolha é Contos de Fadas, edição fofa da Zahar, que está um tempão na estante mas que ainda não li.

  • Tarefa Bônus: desenhar (pode ser até boneco de palitinho) o personagem de que eu mais gostei na história.

Agosto – Livro com Título mais Diferente

Acho que o livro com o título mais diferente que tenho na estante é Frenesi Polissilábico, do Nick Hornby. Até falei sobre ele numa fotinho no Instagram. Comprei o livro só por causa do título, apesar de pela sinopse ele parecer igualmente bom. Para saber, só lendo! Por isso é o meu escolhido do mês.

  • Tarefa Bônus: criar meu próprio título estrambólico para um livro!

Setembro – Um Livro que Vi num Blog

Eu li sobre Balzac e a Costureirinha Chinesa pela primeira vez lá no blog da Mi, o Bibliophile, e depois ela acabou me mandando de presente. Motivo perfeito para lê-lo esse mês. <3

  • Tarefa Bônus: responder a pergunta “Que blogs/sites você mais utiliza para saber sobre livros?”

Outubro – Um Autor de Quem Sempre Ouvi Falar, mas Nunca Li

Aaaaaahhhh, minha lista seria enorme! São tantos livros e tão pouco tempo que é fácil dar de cara com autores que todo mundo está comentando mas que a gente acaba não lendo. Mas para desencalhamento da minha estante, escolhi um autor que está lá há muito tempo (o livro era da minha mama) e que sabe-se lá por qual motivo ainda não li. Vou de O Espião que Sabia Demais de John le Carré. O livro virou filme em 2011 e tem Colin Firth e Gary Oldman (muito amor por esse homem, gente! <3) no elenco. Além disso, le Carré é autor de outro livros que viraram filmes como O Alfaiate de Panamá, A Casa da Rússia e O Jardineiro Fiel.

  • Tarefa Bônus: responder a pergunta “Agora que você conheceu esse autor, vai sair atrás dos outros livros dele?”

Novembro – Um Passeio que Fiz

Se tem uma pessoa que viaja e gosta de viajar, essa pessoa NÃO sou eu… rsrsrsrsrs Não tenho paciência do ir e vir, sabe? Ficar trocentas horas num carro ou num avião ou num ônibus… Verão é uma época que eu evito loucamente sair de casa, apesar de eu morar numa região totalmente litorânea. Mas só de pensar que pra sair de casa e ir até uma praia linda que tem há uns 40 minutos daqui, eu tenho que pegar BR e certamente um engarrafamento de umas 3 horas me dá calafrios! Se eu pudesse simplesmente me teletransportar para o lugar escolhido seria BEM mais legal. hahaha E num mundo hipotético onde teletransporte (ou uma TARDIS) fosse crível, meu destino escolhido seria Londres. Adoraria conhecer aquela terrinha de onde tantas coisas maravilhosas nasceram/foram criadas.

Enquanto o teletransporte não vem, o livro que escolho para ler e que se passa em Londres é A Última Carta de Amor de Jojo Moyes. Espero que valha a viagem. ;)

  • Tarefa Bônus: Fazer um mini roteiro de lugares que eu gostaria de visitar por causa do livro.

Dezembro: Dragões

Dragões! Fofurinhas. Adoro! <3

Vale livro com dragões na história, na capa ou no título.

Para fechar 2015 com chave de ouro, escolho continuar com a saga do dragão mais teimoso e querido da história: Banguela. Já li os 3 primeiras livros da série, logo é a vez de Como Quebrar a Maldição de um Dragão de Cressida Cowell.

  • Tarefa Bônus: Se eu tivesse um dragão, que nome daria a ele?

E é isso. Essa são as minhas pré escolhas. :) ‘Bora participar? ;)

6 comentários em “Desafio Corujesco 2015

  1. Adorei sua lista! Por coincidência, no mês de biografia, temos um título em comum XD Também estou com os diários da tia Agatha na estante.

    O bom desse tipo de desafio, na minha opinião, é tirar da estante livros que estão criando poeira, esperando para serem lidos. É o que tento sempre fazer. E, claro, sair um pouco da nossa zona de conforto… já descobri livros maravilhosos que eu não teria lido se não fosse por um ou outro desafio.

    Enfim, ficarei na expectativa de ver como serão suas leituras… e suas tarefas bônus Hohoho…

    Curtir

  2. Tenho visto váááários desafios nos moldes daquele que participávamos pipocando por aí e fiquei super tentada a participar de alguns, mas para o próximo ano vou me segurar. rsrsrsr Estou com outros projetos de leitura, não com a mesma dinâmica, mas que vão me manter bastante ocupada, então vou optar por ser realista e evitar abandonar tudo no meio do caminho por não dar conta! :)

    Curtir

  3. Eu tentei participar de um desafio assim em 2011 (2012?), mas acho que não consegui terminar, tiveram meses que eu não li o que tinha combinado. Boa sorte no seu desafio.

    Agora, a pergunta: COMOOOOOOOOO você lê Jogos Vorazes e não sentiu vontade de emendar nos outros da série?????? Esse eu li um atrás do outro!!! Foi um dos melhores que li em 2013 com certeza.

    Curtir

    1. Nem eu sei se vou conseguir cumprir, Ana! Mas enfim! Deu vontade louca mesmo… rsrsrsrs

      Sei lá porque eu nunca quis emendar… Achei Jogos Vorazes ótimo mas acho que na época eu estava meio sacuda dessa coisa de trilogias, quadrilogias e whatever… Ás vezes, é bom ler um livro bom di duê que não tenha continuações… :P

      Smacks pra ti!

      Curtir

Deixe um Comentário

