Andei Lendo · Desafio Corujesco

Andei Lendo para o Desafio Corujesco: Os Sofrimentos do Jovem Werther de Goethe

Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther
Autor: J. W. Goethe
Editora: Abril Coleções
Ano de Publicação: 2010
Páginas: 174
O quanto eu gostei♥ ♥ ♥ ♥ ♥


Tenho tantas coisas em mim, mas meu sentimento por ela significa tudo: tantas coisas que, para mim, sem ela, tudo significa nada.


O tema para o mês de Janeiro do Desafio Corujesco foi romance escrito em cartas e a minha escolha foi um livro que estava na estante há muito tempo e que graças ao desafio tive o prazer de ler. As vantagens de sair da zona de conforto nesses desafios é a possibilidade maravilhosa de cruzar com livros incríveis que de outras formas não chamariam a atenção a leitura.

Os Sofrimentos do Jovem Werther, primeiro livro escrito por Goethe, conta a história de, duh, Werther, jovem admirador da simplicidade da vida e natureza, que vê sua rotina aos poucos transformada quando conhece Charlotte, ou Lotte como ele costuma chama-la em suas cartas. As cartas escritas no livro não são direcionadas a Lotte (a exceção de uma única, no final), mas sim a um amigo distante chamado Wilhelm. O problema de Werther e a base de seus sofrimentos é que Lotte é prometida a outra pessoa, com quem acaba se casando durante o decorrer da história. O jovem passa a viver um amor platônico que tenta, em vão, controlá-lo, ora passando muito tempo junto de Lotte e das crianças que ela cuida, ora mudando-se repentinamente para outra cidade, com o intuito de esquecê-la complemente, tentativa em que falha miseravelmente. A história atinge seu apogeu já no final do livro, com uma tragédia inesperada mas inevitável.

É dito que o livro é um tanto autobiográfico, já que Goethe também sofreu por uma paixão impossível por ser sua amada comprometida. Nessa edição da coleção Clássicos da Abril, há sempre, no final do livro, um pouco sobre a obra e o autor, o que é um plus e ajuda muito a contextualizar a história.

Os livros epistolares são sempre uma delícia de ler e esse não deve em nada. As cartas de Werther são gostosas e algumas até engraçadas. E fica claro a evolução de seus sofrimentos durante a leitura. No início, as cartas são leves, muito bucólicas. Depois que o personagem conhece Lotte, vem a fase da admiração e da consequente paixão, e por fim, as cartas ganham peso e drama a medida que Werther sente que seu amor nunca será concretizado.

Eu, que adoro romances trágicos, fiquei muito feliz com a leitura. Recomendo!

Smacks pr’ocês! ;D

Anúncios

2 comentários em “Andei Lendo para o Desafio Corujesco: Os Sofrimentos do Jovem Werther de Goethe

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s