Desafio Corujesco · Projeto Mistério Randômico

Minhas Escolhas Literárias para Desafio Corujesco 2017

Como expliquei no post de ontem, 2017 será o ano da leitura de mistérios e afins para mim e é claro que isso refletirá nas minhas escolhas para o Desafio Corujesco, capitaneado pela Lu. Os 10 livros que citarei aqui serão os únicos que já estarão definidos como leitura obrigatória para 2017; fora isso, minhas escolhas serão feitas ao sabor do vento ao longo do ano. :)

Lembrando que o Desafio vai de Fevereiro a Novembro, ficando os meses de Janeiro e Dezembro livres das leituras “obrigatórias”.

desafiocorujesco2017

Fevereiro

Um Livro que seja um Marco dentro do seu Gênero

Pode ser uma história que tenha inaugurado o gênero literário de que faz parte (Dupin do Edgar Allan Poe é considerado o início das histórias de detetives), que mudou a forma como se encara aquele gênero (porque criou um personagem arquétipo ou algo do tipo, tipo, Sherlock Holmes), que ganhou tantos prêmios que quebrou a banca ou mesmo que tenha se tornado sinônimo do gênero (Agatha Christie é um nome que automaticamente ligamos ao tema).

Minha escolha: Assassinatos na Rua Morgue – Edgar Alan Poe (marco do romance policial, conforme a Wikipedia).


Março
Um Livro que teve uma Adaptação

Basicamente, um título que tenha sido de alguma forma adaptado: ele pode ter servido de inspiração para um filme, uma série, uma história em quadrinhos, um musical… A ideia aqui é comparar original e adaptação e entender como eles dialogam entre si, se a interpretação do original ganha com a versão adaptada. Trabalho investigativo de primeira, hum?

Minha escolha: O Clube Mefisto – Tess Gerritsen (adaptado para TV com a série Rizzoli & Isles).


Abril
Uma História Baseada em Fatos Reais

O tema é auto-explicativo. Pode ser um romance inspirado numa história real ou pode ser o próprio relato do caso. Talvez até um livro-reportagem. E nada mais tenho a declarar sobre o assunto.

Minha escolha: Psicose – Robert Bloch (o autor se inspirou no serial killer Ed Gein).


Maio
Um Livro que Você tem mas Nunca Leu

Outro que não precisa de maiores explicações. Esse daqui é um mês para vasculhar na estante aquele livro que está escondido, caído atrás dos outros, em algum compartimento secreto escondido – talvez algo que você ganhou, mas nunca se empolgou muito em começar, algo de que você não sabe o que esperar. Deixe-se surpreeender!

Minha escolha: Ladrão de Casaca – Maurice Leblanc (está na minha estante há uns 20 anos, literalmente).


Junho
Uma História que se Passa no Futuro

Nesse caso, pode ser também um futuro de uma história alternativa à nossa – o que significaria que não temos como confirmar se ela está na mesma linha temporal que estamos, de forma que ele pode ser equivalente ao nosso passado. Um exemplo desse paradoxo? O Homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick, onde temos o futuro de um mundo em que Hitler venceu a guerra.

Minha escolha: Nudez Mortal – J. D. Robb 


Julho
Um Livro que seja uma Indicação de Algum Conhecido

Eu sei que já há uma regra das randomicidades que sugere pedir sugestões, mas é algo que pode ou não ser aplicado a depender da escolha do leitor. Aqui, a sugestão se torna tema e, ei, pelo menos não estou pedindo para vocês pararem pessoas na rua pedindo indicações para elas (se bem que eu poderia fazer exatamente isso, não é mesmo?)

Indicação da Luma (obrigada!): Restos Humanos – Elizabeth Haynes


Agosto
Fazer um Diário de Contos

O desafio em específico não é apenas ler um livro de contos, mas criar um diário dos contos lidos ao longo do mês de agosto. Você pode ler um conto por dia de diferentes livros, todos os dias do mês, ou pode ler um único livro de vários contos e fazer o diário à medida que for terminando as histórias.

Minha escolha: Contos de Crime – Flávio Moreira da Costa


Setembro
Um Livro de um Autor que Você Nunca Leu

De novo, o sentido está bastante óbvio. Dê uma chance ao desconhecido. Feche os olhos e pule!

Minha escolha: O Ladrão de Arte – Noah Charney


Outubro
Uma História que Combine com o Halloween

Pode ser uma história que se passa no dia das bruxas, pode ser uma história que tenha criaturas fantásticas e outras assombrações, pode ser simplesmente uma história que te provoque calafrios. Pode ser romance, terror, aventura, suspense… o importante é que ele faça lembrar o dia das bruxas.

Minha escolha: A Noite dos Mortos-Vivos – John Russo


Novembro
Um Livro de um Autor Brasileiro

Porque é sempre bom saber o que se anda produzindo em terra brasilis. Temos bons autores policiais cá no Brasil – na minha opinião, é um gênero que se ajusta muito bem à nossa realidade. Mas, claro, vocês não precisam se restringir aos autores policiais ou mesmo escolher uma história que além do autor tenha a ação também passada por aqui. A escolha é sua.

Minha escolha: Ed Mort – Luís Fernando Veríssimo.


Que venha 2017! <3

2 comentários em “Minhas Escolhas Literárias para Desafio Corujesco 2017

  1. Eu amei este desafio e pincei umas ideias para o meu desafio literário, porque ano passado andei lerdando com ele. rs
    Mas no próximo ano, vou tentar cumprir a meta que estipulei, Tábata.
    E como eu amo o gênero mistério, tenho um monte de palpites para dar. Talvez alguns, você até já tenha lido, mas…
    Bom, eu faço uma lista de livros preferidos e, dentre estes estão os policiais, de mistério e suspense. Assim, meus pitacos são sobre estes:

    1) Dejà Morta – Kathy Reichs
    2) Echo Park – Michael Connelly
    3) Farsa Mortal – Taylor Smith
    4) Instrumentos da Noite – Thomas H. Cook
    5) Quem Tem Medo do Lobo – Karin Fossum
    6) Rastros de Sangue – Sara Paretsky
    7) Rios Vermelhos – Jean-Christophé Grangé (este virou filme e se passa numa “França” bem gelada!)
    8) Você é o Próximo – Gregg Hurwitz
    9) A Cadeira Vazia -Jeffery Deaver
    10) Roubando Vidas – Michael Pye (este também virou filme mas eu gostei mais do livro!)
    11) Sem Coração – Stephen Paul Cohen
    12) Na Teia da Aranha – James Patterson (este é um quase preferido, mas falta alguma coisa nele, para mim!).

    Bom, eu recomendo 12 porque é um ano inteiro de leitura. Ah, mais uma coisa: alguns não se encontra fácil. São livros que eu tive de garimpar poder ler, que foram sugeridos por conhecidos. Espero que consiga achá-los também porque são muito bons.

    Bom, é isso! E que o ano de leituras seja ótimo para você! Vou levar as sugestões de livros daqui e colocar no desafio de lá, do meu cantinho.

    Abração pra você!

    Curtir

    1. Cris, sugestões anotadas! Vai que consigo ler mais livros em Julho? Daí cato tuas ideias. Echo Park eu tenho e está na lista de leitura de 2017. Na Teia da Aranha eu vi o filme com o Morgan Freeman e gostei muito. Quero ver se acho o livro também. :)

      Smacks pra ti!

      Curtir

Deixe um Comentário

