Sobre Séries

10 Aberturas Maravilhosas de Séries Boas Diduê

Daí que a gente começa a assistir aquela série, sem dar muito crédito, geralmente por indicação de alguém ou por ter lido a sinopse e achado que a coisa promete, e é surpreendido logo de cara com uma abertura maravilhosa, de fotografia incrível e trilha sonora que acaba ganhando lugar no seu coração. PRONTO! A série já conquista logo de cara e, depois que a gente descobre que ela é maravilhosa mesmo, dos pés a cabeça, sem colocar ou por, faz questão de assistir a abertura a cada episódio, por que afinal, é um show a parte. :)

Vale lembrar que essa é uma lista muito pessoal e só trouxe séries das quais super indico vocês a assistirem, sem ordem de preferência.

A Series of Unfortunate Events
1 temporada – 8 episódios – ativa
★★★☆☆

Sua estreia logo no início do ano causou comoção entre os fãs dos livros Desventuras em Série, onde a série é baseada. Confesso que apesar de não ser ruim (longe disso, na verdade), ficou um pouquinho aquém das minhas expectativas. Acho que o fato de tentarem fazer tudo muito igual ao filme e a atuação um tiquiiiiinho forçada de Neil Patrick Harris, no papel de Conde Olaf, contribuíram pra isso; embora muitos discordem, uma coisa que ninguém pode negar é que a abertura é ótima e a canção bem chicletinha… Quem não se pegou cantando “look away, look away…” junto? Impossível resistir.

A série conta a história dos irmãos Baudelaire, que ficam órfãos depois de um incêndio tomar conta da casa de seus pais e se vêem sob a tutela do vilão Conde Olaf, que não quer saber de cuidar dos irmãos e só tem olhos para a sua fortuna.

A curiosidade fica no fato da abertura mudar a cada episódio. As imagens que passam durante os um minuto e dez segundos e a canção divertida e cheia de rimas são sempre em relação ao episódio que vamos assistir.

Confiram!

Bloodline
3 temporadas – 33 episódios – finalizada
★★★★☆

Bloodline conta a história de uma família, dona de uma pousada na Flórida há 50 anos, que têm que lidar com os fantasmas do passado quando o filho mais velho do casal resolve voltar ao lar.

Comecei a assistir por acaso, enquanto zapeava pelo Netflix (a série é original do canal) e vi a ótima indicação que tinha. Não me arrependo em nenhum momento. A série é estupenda! A fotografia, o enredo, a atuação, o lugar onde é filmado… tudo contribui para que seja a obra prima que é. E nesse caso, penso que a abertura passa muito a mensagem da série… que depois da tormenta vem a bonança (mas nem sempre… hahahahaha).

Gente, é drama familiar de melhor qualidade! <3 Tem suspense, tem mistério… indicadíssima para quem gosta do gênero!

Narcos
2 temporadas – 20 episódios – ativa
★★★★☆

Outra série maravilhosa do Netflix! Narcos conta a história da ascensão e queda do maior traficante da história mundial, Pablo Escobar, chefe do cartel de Medelin, em suas duas primeiras temporadas. Uma terceira e quarta já foram confirmadas pelo canal e contará a história do cartel de Cali, que foi quem assumiu o comando do tráfico depois da morte de Pablo.

Motivo para assistir Narcos? Te dou um único que vale por qualquer outro: Wagner Moura, maravilhoso no papel de Pablo. Na época houve uma comoção por conta do sotaque espanhol dele não ser tão bom e bláblábláwiskasacheblábláblá… Eu não sei, pra mim tava ótimo! hahahahaha O que sei é que deu orgulho PACAS de ver brasileiro em papel principal de série internacional. E espanhol a parte, ele arrasa na atuação! De verdade! Se isso não bastasse como motivo para vocês assistam a série, ainda temos cenas verdadeiras da época introduzidas durante alguns episódios, e reprodução fiel de cenas e fotos do período respeitando cada detalhe da época. Tudo isso ajuda a nos aproximarmos da história e traz mais veracidade e peso para a ela.

E um pouco disso já pode ser visto na abertura, que intercala imagens da época com outras de referência a história, tudo com a música maravilhosa de Rodrigo Amarante ao fundo.

Curiosidade: sabe a televisão que mostra a imagem de Richard Nixon no minuto 0:52 da abertura? A medida que a série avança pelos anos da história, o presidente na tv muda. :)

The Affair
3 temporadas – 42 episódios – ativa
★★★★★

Lembro até hoje de como me senti assistindo essa abertura no telão da tv já de casa. A voz da Fiona Apple enchendo a sala e a canção carregada de sentimento e drama tomando conta do ambiente. As imagens da abertura tomam um significado especial a medida que a gente assiste a série e fazem toda a diferença no final da temporada.

The Affair fala sobre traição. Conta a história de Alisson e Noah, de seu encontro casual e de seu tórrido romance enquanto a consequência de seus atos abalam a vida de seus respectivos companheiros e outros a seu redor. Em meio a isso tudo, ficamos a par de um assassinato, que de início não sabemos quem é o morto e quem o matou, mas temos ciência de que está interligado ao caso de Alisson e Noah.

Um detalhe intrigante que deixa a série interessantíssima é que a cada episódio, a história nos é apresentada por meio da visão de cada um dos quatro personagens principais (Alisson, o marido Cole, Noah e a esposa Helen). Tem o episódio em que o encontro de Alisson e  Noah é contado, ora pela visão de Alisson, ora pela visão de Noah. Mas assim como se pedíssemos para um casal contar a mesma história, ela não seria 100% acurada; na série acontece a mesma coisa. Então, na versão de cada um, há falas ditas de jeito diferente, por pessoas diferentes, a roupa que cada um veste é diferente, a atitude, o modo de agir… Isso faz com que o telespectador se pergunte sempre: “afinal, qual versão é a correta? O que e como realmente aconteceu?” Resumindo: é fascinante! Assistam! :)

The Walking Dead
7 temporadas – 99 episódios – ativa
★★★★☆

The Walking Dead dispensa apresentações, né? Amada por muitos e odiada por tantos outros, a série vai muito além da caça aos zumbis; não é sobre eles, é sobre sobreviver a eles (e aos próprios humanos).

Pra mim, a abertura traz o tom principal da série: suspense e mistério. Cada imagenzinha que aparece tem um significado e elas mudam a cada temporada. O site The Walking Dead Brasil costuma fazer análise das aberturas e explicar cada item… aliás, para quem é fã de TWD, é o melhor site BR sobre o assunto. Super indico.

Westworld
1 temporada – 10 episódios – ativa
★★★★★

“O mau-funcionamento de um robô provoca destruição e terror para um grupo de pessoas que passa férias no Westworld, um parque de diversões futurístico para adultos. O Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins) é o brilhante, taciturno e complicado diretor criativo, chefe de programação e presidente do parque, que tem várias ideias para melhorar o local – e métodos difusos de alcançá-las. Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood) é uma típica garota de fazenda que vive na fronteira do parque e está prestes a descobrir que toda a sua existência não passa de uma bem elaborada e arquitetada mentira.”

Só com a sinopse e a abertura,  duvido vocês não quererem assistir Westworld pra ONTEM! Destaque merecidíssmo para atuação PRIMOROSA de Evan Rachel Wood e Louis Herthum. Obrigada. De nada.

Cosmos: Uma Odisséia do Espaço-Tempo
1 temporada – 13 episódios – finalizada
★★★★★

Cosmos é uma releitura da série clássica, sucesso mundial na década de 80 (inclusive aqui no Brasil, exibida pelo Fantástico), apresentada por Carl Sagan, um dos maiores cosmólogos de sua época. Nessa releitura, é a vez de Neil deGrasse Tyson nos maravilhar com histórias fascinantes e descobertas feitas por homens (e mulheres) incríveis. Para quem é apaixonado pelos mistérios do universo, Cosmos é mais que obrigatória! Ann Druyan, viúva de Sagan, é a escritora e produtora da série, que conta ainda com Bill Pope (de Matrix) na cinematografia.

Na linda abertura da série, a frase “somos todos poeira das estrelas” é muito bem representada ao vermos partes da natureza e de nós próprios, seres humanos, serem associadas a partes do universo. Vejam:

Downton Abbey
6 temporadas – 52 episódios – finalizada
★★★★★

Confesso que nem sei por onde começar para falar dessa série… Ela é simplesmente PERFEITA em todo o sentido da palavra! Os personagens cativantes, a fotografia maravilhosa, o enredo primoroso, o levantamento de alguns questionamentos pertinentes até hoje (apesar da história se passar no início do século XX)… tudo é maravilhoso em Downton Abbey. E se não bastasse tudo isso… a série é britânica! Como os britânicos conseguem fazer séries tão boas sempre? Sério. Não me lembro de assistir a nenhuma que fosse ruim (acho que isso até poderia ser tema para outro post: indicação de séries britânicas). Então, além do selo da Rainha de qualidade, você ainda tem o prazer de ouvir interruptamente, por quase uma hora, o sotaque ENCANTADOR que os britânicos têm! <3

Talvez para quem não assistiu a série, a abertura não seja nada demais; mas é carregada de muito sentimento para quem já. ASSISTAM, PLIS! rsrsrs

Mulher de Fases
1 temporada – 13 episódios – finalizada
★★★☆☆

É do Brasil, sil, sil! :)
Mulher de Fases conta as peripécias de Graça, recém-divorciada, em busca do homem ideal. É baseada no livro Louca por Homem de Cláudia Trajes. É divertida, leve e engraçada e tem essa abertura fofa no estilo stop motion. Lembra o clipe Her Morning Elegance do Oren Lavie. :)

 

Marco Polo
2 temporadas – 20 episódios – finalizada
★★★★☆

A série é baseada nas aventuras do famoso explorador (Marco Polo, duh) na Mongólia durante o século XIII. Se não me engano, foi uma das primeiras séries produzidas pela Netflix que assisti. A produção é primorosa, a fotografia é de babar… toda a parte visual é lindíssima nessa série. É daquelas para consumir com os olhos. (Não que todas não sejam assim, mas enfim… vocês entenderam…)

E a abertura não é diferente! Enquanto imagens relacionadas a história e a cultura Mongol tomam conta da tela e o nanquim escorre pelo papel, podemos ouvir uma linda canção com o famoso canto gutural dos Mongóis ao fundo. Belíssima!

 


E é isso!

Me falem nos comentários se vocês já assistiram alguma série indicada aqui, se gostaram, se não gostaram, que série ficou faltando nessa lista… Bora papear! :)

Smacks pra vocês e até a próxima! <3

Anúncios

2 comentários em “10 Aberturas Maravilhosas de Séries Boas Diduê

  1. Vou olhar com certeza, gosto de aberturas legais. Você já viu a de Anne com E? Fiquei apaixonada. A gente assistiu aqui porque minha filha é apaixonada pelos livros de Anne de Green Gable e eu vi a série junto com ela, a fotografia da série é incrível e a abertura é linda, fico vendo no Youtube de vez em quando, porque também gostei da música.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s