Andei Lendo

Andei Lendo: A História Sem Fim de Michael Ende

A História Sem Fim

Bastian olhou para o livro.
“Gostaria de saber”, disse para si mesmo, “o que se passa dentro de um livro quando ele está fechado. É claro que lá dentro só há letras impressas em papel, mas, apesar disso, deve acontecer alguma coisa, porque quando o abro, existe ali uma história completa. Lá dentro há pessoas que ainda não conheço, e toda a espécie de aventuras, feitos e combates — e muitas vezes há tempestades no mar, ou alguém vai a países e cidades exóticos. Tudo isso, de algum modo, está dentro do livro. É preciso lê-lo para o saber, é claro. Mas antes disso, já está lá dentro. Gostaria de saber como. . .”
E, de repente, sentiu que aquele momento tinha algo de solene.

O livro conta a história de Bastian Balthazar Bux, um menino que sofre constantemente com o bullying de seus colegas na escola. Num dia de chuva entra numa livraria e, fascinado pelo belo exemplar do livro Uma História Sem Fim, acaba por rouba-lo, levando-o até um esconderijo na escola pra lê-lo. A princípio, Bastian é um mero leitor da história mas o livro acaba por surpreendê-lo quando ele começa a fazer parte dela.

Acredito que poucas pessoas entre seus 30 e 40 anos não conheçam A História Sem Fim pelo filme homônimo lançado em 1984 e que por anos preencheu as telas da Sessão da Tarde. Confesso que nunca o assisti mas que não me esqueço da cena icônica do menino voando no lombo de, o que acreditei por anos ser, um cachorro (mas que na verdade é um dragão). Justamente por isso que no final ano passado decidi finalmente conhecer a história e decidi ler o livro.

A primeira parte do livro, onde conhecemos Fantasia, seus personagens e suas terras e onde boa parte da aventura acontece é ótima; a segunda parte, onde ficamos sabendo mais da história (e do psicológico) de Bastian, a coisa se torna mais obscura e sem graça, na minha opinião. Achei que o livro me cativaria mais mas o protagonista não me encantou. O livro valeu pela metalinguagem e principalmente pela grande metáfora contida nele.

A História Sem Fim
Michael Ende
Audiobook
❤❤❤


E você, já leu o livro? Gostou? Não gostou? Vamos conversar nos comentários!

Smacks! ;*

Anúncios

2 comentários em “Andei Lendo: A História Sem Fim de Michael Ende

  1. Tatá, eu concordo contigo sobre a mudança de ritmo da segunda parte. Apesar disso, eu me apaixonei pelo livro. A edição física dele é uma pequena obra de arte, lembro de ter ficado meio maluca com ele. E sim, o envolvimento emocional pelo fato de ter assistido o filme – e ele ter sido uma das grandes histórias da minha infância – contou muito para que o livro me conquistasse também. Mudando de assunto, como você faz para escutar audiobooks? É um aplicativo específico, você assina, como é?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s