Desafio Corujesco · Projetos e Desafios · Sobre Livros

Desafio Corujesco 2019

 Banner Desafio Corujesco 2019

 

Que nem fênix renascida das cinzas, eu retorno!

Mas retornas pra quê, Tábata?

Pra avisar que vai ter Desafio Corujesco 2019!

Cumprimos o de 2018? Não cumprimos o de 2018. Isso é motivo pra desistir? Não é motivo pra desistir.

Esse ano resolvi fazer um pouco diferente. Não vou escolher agora o livro que pretendo ler, até porque costumo mudar minha vibe de leitura durante o ano, mas deixarei listadas algumas opções que tenho na estante. Assim fica fácil retornar ao post e saber o que posso escolher.

Eis o desafio, que, como sempre, é o resultado de uma parceira muito gostosa com Lu <3

E nas palavras dela: “Como de costume, janeiro e dezembro são meses livres, porque costumam ser períodos mais complicados para assumir obrigações literárias… nossa lista de temas então começa em fevereiro, então… vamos a ela!”


Fevereiro – Um clássico brasileiro

Lemos autores como Machado de Assis, Álvares de Azevedo, José de Alencar e companhia na época da escola, quando temos muita pouca maturidade ou mesmo desejo de apreciá-los. Muita gente acaba pegando ranço de ler por isso ou então passa a detestar esses autores. Então esse será uma mês para dar uma segunda chance aos clássicos da literatura brasileira – ou uma primeira chance, se nunca tiver tido oportunidade de lê-los.

Na Minha Estante: Um Certo Capitão Rodrigo de Érico Veríssimo, Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, Os Sertões de Euclides da Cunha.

Março – Um livro sobre música

Pode ser um título musical, um enredo que envolva música, banda, cantores ou até um personagem que seja músico. Quem sabe a música em si como protagonista? As opções são infinitas!

Na Minha Estante: Eleanor & Park de Rainbow Rowell, Ecos de Pam Muñoz Ryan, Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer de Val Emmich.

Abril – Um livro com adaptação a ser lançada em 2019

Há vários títulos que serão lançados em telinhas e telonas esse ano. Para quem precisa de ajuda pesquisando que livros cabem no tema, a Lu indica esse artigo aqui.

Na Minha Estante: Um Tom Mais Escuro de Magia de V.E. Schwab, A Melodia Feroz de V.E. Schwab, O Demônio na Cidade Branca de Erik Larson.

Maio – Um livro com um protagonista anti-herói/vilão

Anti-herói ou vilão; o importante é que seja o protagonista. Só porque a gente adora ter um malvado favorito. <3 (E apesar de usar o artigo masculino, super apoio a escolha de uma protagonista feminina que se encaixe no tema. GLR PWR!)

Na Minha Estante: O Sol por Testemunha de Patricia Highsmith, O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas, Crime e Castigo de Dostoyevsky, Watchmen de Alan Moore, Um Estranho no Ninho de Ken Kesey, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco de Fleet Street de Thomas Peckett Prest, James Malcolm Rymer.

Junho – Uma obra latino-americana

Um desafio significa sair de sua zona de conforto, então Junho vai ser para ler algum dos clássicos latino-americanos, e há vários que cabem no tema.

Na Minha Estante: Contos de Amor, de Loucura e de Morte de Horácio Quiroga.

Julho – um livro ambientado nos anos 20

Bora ler história ambientadas nos famosos “anos loucos”! A prosperidade, a liberdade recém adquirida das mulheres, a moda, o jazz, o art-déco, a Semana da Arte Moderna, a Grande Depressão… impossível não encontrar leituras maravilhosas com os anos 20 como pano de fundo.

Na Minha Estante: O Fio da Navalha de W. Somerset Maugham, alguns da Agatha Christie.

Agosto – Um livro com personagens que não sejam humanos

O tema é bastante auto-explicativo. Vale ser fábulas com animais ou sci-fi com homenzinhos verdes ou mesmo fantasia com elfos e fadas e outras criaturas mitológicas ou folclóricas.

Na Minha Estante: A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil de Becky Chambers, Eu, Robô de Isaac Asimov.

Setembro – Um livro escrito por alguém até 30 anos

E é só isso mesmo. O autor tem que ter até 30 anos na época em que escreveu o livro.

Na Minha Estante: Extremamente Alto & Incrivelmente Perto de Jonathan Safran Foer.

Outubro – Um releitura

Lu diz: “Gosto de descobrir versões diferentes de histórias que amo ou que repensam conceitos de histórias que acho… complicadas. Acho legal a ideia de repensar um determinado enredo, de dar a ele um novo ponto de vista, de adicionar ou questionar elementos que faziam parte da época em que foram escritos e assim colocá-los para julgamento diante de nossa sensibilidade moderna.”

Na Minha Estante: Memórias Desmortas de Brás Cubas de Pedro Vieira.

Novembro – Um livro escrito a quatro mãos

É hora de ler um livro escrito por uma dupla! Se um autor já é capaz de maravilhas na literatura, quiçá dois!

Na Minha Estante: Como Ler Livros de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren, A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows.


Smacks pra vocês! ;)

9 comentários em “Desafio Corujesco 2019

  1. Adoro o seu desafio literário!

    Mudando um pouco de assunto, vi no seu IG sobre a Agatha Christie, sua escritora favorita. Você acredita que eu peguei esse vício de literatura por causa dela?
    Minha mãe sempre gostou de literatura policial e tinhamos uma coleção da Agatha Christie bem simples, capa dura que comprávamos na banca de jornal e eu devorava os livros dela. Os meus favoritos são “A casa torta” e “O caso dos 10 negrinhos” e eu ficava muito feliz quando descobria quem era o culpado antes do final do livro… hehehe.

    Bjos,
    Thauzu

    Curtido por 1 pessoa

  2. Meu desafio favorito para todo sempre!!! Amo! Até que não fui mal esse ano, só não consegui concluir duas leituras. Adorei os temas de 2019 e principalmente essa ideia de deixar em aberto com possibilidades que já temos na estante! Vou adotar.

    estrelinhas coloridas…

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oba!! Vou tentar de novo!
    Este ano eu até consegui ler todos os livros, mas sempre terminava no mês seguinte ao estipulado… considerando os problemas que passei esse ano, o quase total abandono das leituras, acho que o saldo foi bem positivo rsrsrs
    Vamos ver em 2019! ;)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s