Desafio Corujesco · Projetos e Desafios · Sobre Livros

Desafio Corujesco 2018

Banner desafio corujesco 2018

2018 está aí, virando a esquina e estou muito feliz em fazer essa colab maravilhosa pelo segundo ano consecutivo com a Lulu no Desafio Corujesco! <3

Cada uma escolheu 5 temas para pautarmos nossas leituras no ano que está por vir. Espero que vocês curtam e se empolguem a participar também. Além da apresentação dos temas e da minha escolha, indicarei alguns outros livros que se encaixam no tema, para não faltar opções, caso você queira participar. :-)


Fevereiro – Uma Aventura no Mar

A maior parte do planeta está debaixo d’água. Para além disso, o mar sempre exerceu um enorme fascínio no ser humano; um lugar de mistérios, uma estrada que nos liga a lugares longínquos; uma paixão, um horror, uma aventura: o mar pode ganhar muitos significados a depender do personagem e do leitor.

Minha Escolha: As Aventuras de Pi de Yann Martel
Outras opções: 
20.000 Léguas Submarinas de Jules Verne, O Velho e Mar de Ernest Hemingway, O Lobo do Mar de Jack London, Moby Dick de Herman Melville, Mar Morto de Jorge Amado, Tubarão de Peter Benchley.

Março – Um Livro, uma Estação

Um livro com uma estação do ano no título e/ou no enredo.

Minha Escolha: Aconteceu Naquele Verão de Autores Diversos
Outras opções:
Sonho de Uma Noite de Verão de Shakespeare, O Verão que Mudou Minha Vida de Jenny Han, Neve na Primavera de Sarah Jio, Cores de Outono de Keila Gon, O Outono do Patriarca de Gabriel Garcia Marquez, O Palácio de Inverno de John Boyne.

Abril – Uma História Oriental

Fica a critério do leitor o que quer entender como oriente: uma localização geográfica, cultural ou econômica, fato é que devemos de vez em quando fugir ao eixo Europa-EUA de nossas leituras.

Minha Escolha: Balzac e a Costureirinha Chinesa de Dai Sijie
Outras opções: Os Melhores Contos Orientais de Antônio Daniel Abreu e Yara Camillo, O Livro da Paz de Heloisa Prietto, Minha Querida Sputnik de Haruki Murakami, 1Q84 de Haruki Murakami, Trilha Estreita ao Confim de Matsuo Basho, As Mil e Uma Noites de Antoine Galland.

Maio – Uma História sobre Livros

Tema bastante autoexplicativo. Quer coisa melhor que um livro que fale sobre livros?

Minha Escolha: Coração de Tinta de Cornelia Funke
Outras opções:
o ano passado fiz um post aqui no blog com uma lista de 100 livros sobre livros, vale a pena (re)ler!

Junho – Uma História de Família

Pode ser uma história que abarque gerações de uma mesma família ou um drama familiar mais conciso. Pode ser tipo aquela macarronada de domingo em que todo mundo se reúne e todo mundo se mete na vida de todo mundo ou aqueles enredos de pais e filhos que não conseguem conviver. O importante é ter família, em conflito ou em harmonia, cheia de segredos e esqueletos no armário ou que lava a roupa suja em público, o gosto é do leitor.

Minha Escolha: Extremamente Alto & Incrivelmente Perto de Jonathan Safran Foer
Outras opções:
Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez, Dois Irmãos de Milton Hatoum, Precisamos Falar sobre o Kevin de Lionel Shriver, O Duque e Eu de Julia Quinn, Razão e Sensibilidade de Jane Austen, Paula de Isabel Allende.

Julho – Uma História Pós-Apocalíptica

Um livro que tenha um cenário apocalíptico ou pós-apocalíptico, onde a sociedade como conhecemos tenha sido destruída. Podem ter explodido a terra ou tornado ela inabitável; pode ser que estejamos morando nos subterrâneos ou num trem a toda velocidade… mas o conflito e as mudanças causadas pelo ‘fim do mundo’ como o conhecemos têm de aparecer por aqui.

Minha Escolha: O Circo Mecânico Tresaulti de Genevieve Valentine
Outras opções:
Vivian contra o Apocalipse de Katie Coyle, A Batalha do Apocalipse de Eduardo Spohr, O Último Homem de Mary Shelley, Eu Sou a Lenda de Richard Matheson, O Mundo Submerso de J.G. Ballard, A Estrada de Cormac McCarthy.

Agosto – Uma História em Tempos de Guerra

Uma história que aconteça no nosso mundo ou mesmo num lugar e época ficcionais: histórias que se passam em tempos de guerra são um bom exercício para entendermos empatia, coragem e desespero, para vermos o que há de melhor e pior no ser humano. São histórias necessárias, sem dúvida alguma.

Minha Escolha: Doutor Jivago de Boris Pasternak
Outras opções:
A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin , A Menina que Roubava Livros de Markus Zusak, A Guerra do Fim do Mundo de Mario Vargas Llosa, A Guerra que Salvou a Minha Vida de Kimberly Brubaker Bradley, O Menino do Pijama Listrado de John Boyne, O Diário de Anne Frank.

Setembro – Uma História narrada em Primeira Pessoa

E é isso. :-) Precisa de mais?

Minha Escolha: A Mulher do Viajante do Tempo de Audrey Niffenegger
Outras opções:  
A Amiga Genial de Elena Ferrante, O Sol é para Todos de Harper Lee, O Lobo da Estepe do Hermann Hesse,  Lolita de Vladmir Nabokov, O Lobo do Mar de Jack London, Dom Casmurro de Machado de Assis.

Outubro – Uma História que te Provoque Risos

Também não precisa explicar muito, não é mesmo? A essa altura, já estamos chegando no fim do ano e um pouco de risada para ajudar com o estresse é simplesmente necessário.

Minha Escolha: O Bíblia do Caos de Millôr Fernandes
Outras opções:
Alucinadamento Feliz de Jenny Lawson, Cotoco de John van de Ruit, A Menina de Vinte de Sophie Kinsella, A Extraordinária Viagem do Faquir Que Ficou Preso Num Armário Ikea de Romain Purtólas, Cadê Você Bernadette? de Maria Sample, Aconteceu em Paris (Molly Hopkins

Novembro – Uma história com Teoria da Conspiração

Histórias de organizações secretas que tramam e acobertam uma situação ou evento da humanidade.

Minha Escolha: O Dossiê Pelicano de John Grisham
Outras opções:
A Conspiração da Aranha de James Patterson, A Conspiração Mozart de Scott Mariani, Da Vinci do Dan Brown, O Nadador de Joakim Zander, A Conspiração de Clive Cossler, Janeiro – Conspirancy 365 de Gabrielle Lord.


Smacks pra vocês! ;)

7 comentários em “Desafio Corujesco 2018

  1. Pingback: S. | Bibliophile

Deixe um Comentário