#RetratosLiterarios · Sobre Livros

Desafio #RetratosLiterarios 2019

Parece que foi ontem mas já estamos no terceiro ano do Desafio #RetratosLiterarios!

Idealizado por mim e Lu, o Desafio consiste em tirar uma foto dentro do tema do dia e postar usando a hashtag #RetratosLiterarios. A foto pode ser postada em qualquer rede social. Pode ser um post no blog, no Insta, no Face, no Twitter, no Tumblr, no Flickr, onde for sua a sua praia.

O Desafio começa no dia primeiro de abril (não é mentira!) e acontecerá durante todo o mês.

A interpretação do tema de cada dia cabe a vocês. Não há certo e errado por aqui.

Desafio Retratos Literários

Espero que vocês participem, mesmo que seja com alguns temas!

Smacks!

Sobre Livros

Infográfico: Minhas Leituras em 2018

Finalmente estou escrevendo esse post! XD

Sabe o que atrasa tudo na hora de montar o infográfico? Nem é a coleta de dados, é a parte visual da coisa. Gente, se eu fosse depender de design pra viver, eu tava é morta! Nada fica do meu agrado, não sei combinar cores e tenho medo de tudo ficar poluído.

Pra quem me segue há mais tempo (muito obrigada pela paciência e persistência. Todo meu amor pra você! <3), já conhece essa minha tradição de mostrar via infográfico um pouco das minhas leituras do ano anterior.

Se você chegou agora, (SEJA BEM VINDES!) fique a vontade para ver meus infográficos dos anos anteriores: 2017, 2016 e 2015).

:-)

Mas antes de mostrar o dito cujo, tenho algumas coisas a dizer:

Como quase não escrevi sobre minhas leituras em 2018, acho que ainda vou fazer um post mostrando os piores e melhores do ano. Do tipo, melhor livro de aventura, pior comédia… algo do tipo. Sei que 2018 já é águas passadas mas ainda assim gostaria de compartilhar com vocês como foi o ano em termos literários.

Tenho como meta ler todos os dias, seja uma ou dez páginas. A ideia é manter o hábito da leitura e evitar ressacas literárias. Falhei miseravelmente. E é tudo que tenho a dizer sobre isso.

(Mas assisti MUITAS séries. Tipo, muitas MESMO)!

A verdade é que consegui cumprir a minha meta de 50 livros lidos no ano, nos 45 do segundo tempo. Nestes casos, quando a vontade de pegar num livro se escafede, tendo a procurar leituras mais leves  como poesias e graphic novels. Ajudou bastante em 2018.

Bora mostrar esse infográfico!

Infográfico: Minhas Leituras em 2018

(O piktochart ficou de brincadeira comigo e eu não consegui alinhar aquele “50” com “livros lidos”. Foi assim mesmo, senão esse post não saía! rsrsrsrs)

Não deixem de dizer nos comentários se vocês costumam fazer essas estatísticas de final de ano, se anotam suas leituras, como as controlam… Quero saber de tudo!

Smacks pra vocês! ;*

Desafio Corujesco · Projetos e Desafios · Sobre Livros

Desafio Corujesco 2019

 Banner Desafio Corujesco 2019

 

Que nem fênix renascida das cinzas, eu retorno!

Mas retornas pra quê, Tábata?

Pra avisar que vai ter Desafio Corujesco 2019!

Cumprimos o de 2018? Não cumprimos o de 2018. Isso é motivo pra desistir? Não é motivo pra desistir.

Esse ano resolvi fazer um pouco diferente. Não vou escolher agora o livro que pretendo ler, até porque costumo mudar minha vibe de leitura durante o ano, mas deixarei listadas algumas opções que tenho na estante. Assim fica fácil retornar ao post e saber o que posso escolher.

Eis o desafio, que, como sempre, é o resultado de uma parceira muito gostosa com Lu <3

E nas palavras dela: “Como de costume, janeiro e dezembro são meses livres, porque costumam ser períodos mais complicados para assumir obrigações literárias… nossa lista de temas então começa em fevereiro, então… vamos a ela!”


Fevereiro – Um clássico brasileiro

Lemos autores como Machado de Assis, Álvares de Azevedo, José de Alencar e companhia na época da escola, quando temos muita pouca maturidade ou mesmo desejo de apreciá-los. Muita gente acaba pegando ranço de ler por isso ou então passa a detestar esses autores. Então esse será uma mês para dar uma segunda chance aos clássicos da literatura brasileira – ou uma primeira chance, se nunca tiver tido oportunidade de lê-los.

Na Minha Estante: Um Certo Capitão Rodrigo de Érico Veríssimo, Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, Os Sertões de Euclides da Cunha.

Março – Um livro sobre música

Pode ser um título musical, um enredo que envolva música, banda, cantores ou até um personagem que seja músico. Quem sabe a música em si como protagonista? As opções são infinitas!

Na Minha Estante: Eleanor & Park de Rainbow Rowell, Ecos de Pam Muñoz Ryan, Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer de Val Emmich.

Abril – Um livro com adaptação a ser lançada em 2019

Há vários títulos que serão lançados em telinhas e telonas esse ano. Para quem precisa de ajuda pesquisando que livros cabem no tema, a Lu indica esse artigo aqui.

Na Minha Estante: Um Tom Mais Escuro de Magia de V.E. Schwab, A Melodia Feroz de V.E. Schwab, O Demônio na Cidade Branca de Erik Larson.

Maio – Um livro com um protagonista anti-herói/vilão

Anti-herói ou vilão; o importante é que seja o protagonista. Só porque a gente adora ter um malvado favorito. <3 (E apesar de usar o artigo masculino, super apoio a escolha de uma protagonista feminina que se encaixe no tema. GLR PWR!)

Na Minha Estante: O Sol por Testemunha de Patricia Highsmith, O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas, Crime e Castigo de Dostoyevsky, Watchmen de Alan Moore, Um Estranho no Ninho de Ken Kesey, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco de Fleet Street de Thomas Peckett Prest, James Malcolm Rymer.

Junho – Uma obra latino-americana

Um desafio significa sair de sua zona de conforto, então Junho vai ser para ler algum dos clássicos latino-americanos, e há vários que cabem no tema.

Na Minha Estante: Contos de Amor, de Loucura e de Morte de Horácio Quiroga.

Julho – um livro ambientado nos anos 20

Bora ler história ambientadas nos famosos “anos loucos”! A prosperidade, a liberdade recém adquirida das mulheres, a moda, o jazz, o art-déco, a Semana da Arte Moderna, a Grande Depressão… impossível não encontrar leituras maravilhosas com os anos 20 como pano de fundo.

Na Minha Estante: O Fio da Navalha de W. Somerset Maugham, alguns da Agatha Christie.

Agosto – Um livro com personagens que não sejam humanos

O tema é bastante auto-explicativo. Vale ser fábulas com animais ou sci-fi com homenzinhos verdes ou mesmo fantasia com elfos e fadas e outras criaturas mitológicas ou folclóricas.

Na Minha Estante: A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil de Becky Chambers, Eu, Robô de Isaac Asimov.

Setembro – Um livro escrito por alguém até 30 anos

E é só isso mesmo. O autor tem que ter até 30 anos na época em que escreveu o livro.

Na Minha Estante: Extremamente Alto & Incrivelmente Perto de Jonathan Safran Foer.

Outubro – Um releitura

Lu diz: “Gosto de descobrir versões diferentes de histórias que amo ou que repensam conceitos de histórias que acho… complicadas. Acho legal a ideia de repensar um determinado enredo, de dar a ele um novo ponto de vista, de adicionar ou questionar elementos que faziam parte da época em que foram escritos e assim colocá-los para julgamento diante de nossa sensibilidade moderna.”

Na Minha Estante: Memórias Desmortas de Brás Cubas de Pedro Vieira.

Novembro – Um livro escrito a quatro mãos

É hora de ler um livro escrito por uma dupla! Se um autor já é capaz de maravilhas na literatura, quiçá dois!

Na Minha Estante: Como Ler Livros de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren, A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows.


Smacks pra vocês! ;)

Aleatoriedades · Links Randômicos

Links Randômicos #8

📚 Para Ler

Um artigo maravilhoso onde Laura Sackton conta porque parou de classificar os livros que lia com o critério de um a cinco estrelas. Ela levanta alguns questionamentos bastante pertinentes e no final nos fala da sua nova forma de classificação. Em inglês.

“Não é possível definir um livro por um número de estrelas. Não é possível quantificar todos os tipos de amor nesse mundo.”

👓 Para Ver

Recentemente descobri o blog e o canal no YouTube da Ana e posso dizer sem medo de ser feliz que foi amor a primeira vista. MESMO. Fiquei apaixonada pelo conceito por trás do nome do blog, pelos DIY delas, pelo design e acabei maratonando TODOS os vídeos dela no YouTube. Stalkeei em tudo quanto é rede social, comentei, curti. Não sei se foi pelo fato dela começar muito timidamente o canal e eu me identificar tanto com isso, com essa vontade de fazer algo no YT mas morrer de vergonha… Enfim! Vim trazer um dos meus vídeos favoritos da Ana, onde ela fala como desenvolver seu modelo mental criativo, como sair desse bolha em que se acha que criatividade é um dom e é pra poucos.

👂 Para Ouvir

To Build a Home já é maravilhosa por si só (daquelas músicas que a gente ouve encolhidinha num canto e curte a dorzinha na alma) mas ela ganha TODO um novo significado depois que a gente assiste aquele episódio fatídico de This Is Us (S02E13). Quem assiste sabe do que eu tô falando. Se tu ainda não assiste, já fiz um post aqui no blog com 5 motivos pra começar a assistir ONTEM!
Esse vídeo é só da música e não mostra nenhum spoiler da série.

🍩 Para Comer

Bala de brigadeiro do blog Flamboesa. A Franciele arrasa nas fotos. Sério!

💰 Para Comprar

A vontade é comprar uns 10 adesivos desses e enviar pra todos os meus amigos virtuais bibliófagos. É muito amor! <3

≣ Para Quem Gosta de Listas

10 filmes para repensar caminhos quando a vida parece perder o sentido.

💭 Para Refletir

“Felicidade se encontra em horinhas de descuido.” – Guimarães Rosa

Aleatoriedades

Resumindo o Mês: Maio e Junho/2018

Livros que Li
(Para saber mais das minhas leituras, me siga no Skoob ou no Goodreads)
  • O Escorregador de Gelo – Lemony Snicket | ❤❤❤
  • Siga os Balões – Daniel Duarte | ❤❤❤❤
  • Os Lobos Dentro da Parede – Neil Gaiman | ❤❤❤❤
  • Quase de Verdade – Clarice Lispector | ❤❤❤❤
  • Hélio, Biografia Autorizada – Téo Brito | ❤❤❤
  • O Navio Negreiro – Castro Alves | ❤❤❤❤

Séries que Assisti
(Para saber mais das séries que assisto, me siga no Banco de Séries ou no TVShow)
  • Na Rota do Dinheiro Sujo
    1ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06|
  • Doctor Foster
    1ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|
    2ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|
  • Dynasty
    1ª temporada – Episódios: |20|21|22|
  • Explained
    1ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06|
  • Face Off
    13ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|
  • Gilmore Girls
    2ª temporada – Episódios: |09|10|11|12|13|14|15|16|17|18|19|20|21|22|
    3ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06||07|08|09|10|11|12|13|14|15|16|17|
  • Grey’s Anatomy
    4ª temporada – Episódios: |08|09|10|11|12|13|14|15|16|17|
    5ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06|07|08|09|10|11|12|13|14|15|16|17|18|19|20|21|22|23|24|
    6ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06|07|08|09|10|11|12|13|14|15|16|17|18|19|20|21|22|23|24|
    7ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06|07|08|09|10|11|12|13|14|15|16|17|18|19|20|21|22|
    8ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06|07|08|09|10|11|12|13|14|15|16|17|18|19|20|21|22|23|24|
    9ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06|07|08|09|10|11|12|13|
  • Killin Eve
    1ª temporada – Episódios: |01|02|
  • Masha and the Bear
    3ª temporada – Episódios: |19|
  • Modern Family
    9ª temporada – Episódios: |20|21|22|
  • Nashville
    6ª temporada – Episódios: |09|10|11|12|
  • Picnic at Hanging Rock
    1ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06|
  • Queer Eye
    2ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06|07|08|09|
  • Reverie
    1ª temporada – Episódios: |01|02|
  • RuPaul’s Drag Race
    10ª temporada – Episódios: |07|08|09|10|11|12|13|14|
  • Safe
    1ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06|07|08|
  • Succession
    1ª temporada – Episódios: |01|02|03|
  • The Rain
    1ª temporada – Episódios: |01|02|03|04|05|06|07|08|
  • Westworld
    2ª temporada – Episódios: |02|03|04|05|

Posts que Escrevi

Smacks pra vocês! ;-*

p.s.: obrigada a Luma por me deixar usar a ideia de post dela!